segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ser ou não ser... Um ser primata?

"O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro."


Em poucas palavras, Mario Quintana conseguiu exprimir muito conteúdo.
Passamos tanto tempo questionando nossa origem - de onde surgimos, qual era o nosso ser primário? Coisas desse tipo - que esquecemos de nos preocupar com o que vem depois. Suponhamos que venha a haver uma "outra evolução", o que vai surgir de seres como nós?
Os macacos têm a justificativa de serem seres irracionais e blá blá blá...E nós, seres desenvolvidos, que nos julgamos superiores a outras espécies?
Difícil é admitir que não somos nada comparados à imensidão de possibilidades que nos cerca. E ainda, pior do que isso, é não nos preocuparmos com nossas atitudes que virão a repercutir em outras vidas, futuramente, ou até em nossas próprias vidas mesmo.
Tentar amenizar essa situação não é, simplesmente, separar o lixo reciclável uma vez por semana, atravessar uma velhinha na rua, ou apagar o cigarro do amigo para retardar o aquecimento global, adotar um cachorro na Suipa ou sei lá o quê. É fazer disso algo natural, que NÃO siga uma lei de "bons modos", mas que venha a somar em nossas vidas e nos tornar seres verdadeiramente desenvolvidos ao ponto de atingirmos esse nível.

Mayara Dias